terça-feira, 19 de março de 2013

San Pedro de Atacama

Na noite anterior pernoitei na cidade de Calama a aproximadamente 100 kms de San Pedro de Atacama, uma cidade muito movimentada do norte do Chile, vizinha a mina de Chuquicamata, importante fonte de renda para o povo chileno corresponde por aproximadamente 10% do PIB do país. A cidade de Calama é muito movimentada e nos dias de semana pode-se ter alguma dificuldade em encontrar hospedagem, visto que ha muitos trabalhadores de outras regiões hospedados na cidade, ciente desta dificuldade me hospedei no primeiro hostel com preço razoável que encontrei, o Nativo Hostel, não muito bom, afinal coisa boa por essas bandas costuma custar bem caro.
Cem kilometros de deserto ainda me separavam de San Pedro e com a maior calma do mundo os percorri sem problemas até o povoado, ruas de areia e casas bem antigas podem impressionar, porem a cidade conta com uma boa infraestrutura hoteleira com os mais variados preços e tipos de hospedagem, sem dificuldades me hospedei no Hoiri Ckunza, em frente ao museu do meteorito, como planejo ficar duas noites por aqui é bom poder ficar em um lugar um pouco melhor para recarregar as baterias. Na parte da tarde aproveitei para passear de moto pelo deserto e conhecer uma das atrações do local, a Laguna de Cejar, lagos de água extremamente salgada, pois ficam em um salar e devido a alta concentração de sal nosso corpo não afunda na água, uma sensação muito interessante, dizem que é como nadar no Mar Morto, mas é bom levar agua doce para tirar o sal do corpo após banhar-se nas águas da laguna, com um litro e meio tomei um semi banho e voltei a cidade por uma estradinha de 12 kms pelo deserto sem asfalto, ótima diversão para o fim da tarde.


Hostel Nativo em Calama, opção econômica.


Rumo a San Pedro do Atacama.

Vista do Povoado de San Pedro de Atacama.

Gracias San Pedro de Atacama.

Igreja Matriz

Rua principal de San Pedro de Atacama

Laguna de Cejar, excelente opção de passeio na parte da tarde.

Só faltou uma breja...hehehe

Lagunas de sal.

Final de tarde em San Pedro de Atacama.
.

Um dos pontos de meu interesse nesta trip era o Geiser El tatio, distante 98 kms da cidade de San Pedro, por uma estrada de terra que não é das melhores, estava em duvida entre ir de moto ou pagar uma excursão até o local, pois dizem que as águas do Geiser espirram com maior intensidade nas primeiras horas da manha e de moto não chegaria lá tão cedo, entretanto ir de moto poderia ser mais divertido devido ao caminho sem pavimento, no ultimo instante resolvi pagar o passeio, tudo certo com a agencia disseram que iriam me pegar as 4 e 30 da manha na porta do hotel. Acordei no horário e por sorte ou azar fiquei das 4 da manha até as 5 e meia e nada dos caras da agencia passarem pra me pegar. Voltei para a cama bem chateado e pensando em ir embora do Chile.
Arrumei toda a bagagem e fui abastecer a moto para ir embora quando pensei: minha primeira opção ja era ir de moto, então o que estou esperando, ajustei o GPS para o rumo do Geiser e sem pestanejar toquei para lá, que visual na estrada, um vulcão vai te acompanhando por uma boa parte do caminho junto com lhamas e um frio de doer a mão, em pouco tempo atingi altitudes acima dos 4000 mts e após pouco mais de 2 horas estava no El Tatio, sozinho sem turistas por perto pude curtir toda essa maravilha da natureza. No retorno optei voltar pelo povoado de Machuca, onde a estrada é praticamente asfaltada. Com certeza se tivesse ido de van não teria aproveitado tanto, pois conversando com outro turista mais tarde me disse que nem mesmo nas primeiras horas da manhã os geiseres estavam tão altos e para mim o ponto alto da visita ficou mesmo pelo encanto do seu caminho. Agora aprendi mais uma vez o que sempre soube, se tiver a opção de ir de moto, vá.
Na parte da tarde aproveitei para preparar o retorno, imprimir a carta verde que os argentinos tanto gostam, troquei o dinheiro chileno que ainda me restava por dinheiro argentino e  bora tomar umas ultimas cervejinhas chilenas, pois amanha tem estrada, pretendo chegar a San Salvador de Jujuy ja em território argentino

Aproximadamente 90 kms para os Geisers

Visual incrível na estrada.

Geisers El Tatio.

O que são Geisers

Água espirrando do solo.

Piscina natural aquecida.

Caminho de retorno quase um asfalto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário