segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Passeios de fim de semana - Pico do Gavião e São Thomé das Letras/MG

       Sem tempo para viagens mais longas, aproveitamos os finais de semana para conhecer nossa linda região e seus mais diversos lugares para visitar, desta vez o destino escolhido foi são Thomé das Letras/MG, situada a aproximadamente 340km de São Paulo, a cidade vive basicamente do Turismo e do comercio das pedras que saem de lá.
       Como o nosso objetivo, alem de conhecer novos lugares tambem inclui percorrer distancias com a moto, resolvi incluir no roteiro o Pico do Gavião, situado bem na divisa MG/SP, entre as cidades de Andradas/MG e Aguas da Prata/SP, o pico é conhecido por sua otima estrutura para voo livre, inclusive sediando varios campeonatos da modalidade.
       Partimos as 7 da manha com destino ao pico, após alguns quilometros pela rodovia dos Bandeirantes paramos no posto para um café da manha e em seguida continuamos a rodar, chegamos a cidade de Andradas/MG por volta das 10 da manha de onde prosseguimos por mais 25km, sendo que 12km de terra com varias subidas e inclusive um trecho onde se tem que atravessar uma poça d'agua um pouco maior do que o normal, chegando ao local paga-se R$3,00 por pessoa para adentrar a area do pico. O visual é muito interessante ainda mais com o tempo que estava fazendo, com céu muito claro.



       Após a visita ao pico, demos uma passagem rápida em Andradas para abastecer a moto e nossos estômagos, em seguida rumamos para São Thomé, mais 260km de asfalto, seguindo por Ibitiura de Minas e Santa Rita de Caldas, porem logo após Santa Rita, a rodovia está em obras e fomos obrigados a pegar um desvio de aproximadamente 30 km de terra, uma terra que parecia um talco e levantava muita poeira com o movimento da estradas, depois de comer um pouco de poeira chegamos a Pouso Alegre/MG ja na beira da Fernão Dias, pra tirar um pouco o atraso acelerei forte pela Fernão e chegamos ainda antes do por do sol a São Thomé.
       Já estabelecidos na cidade, tomamos aquele banho pra tirar a poeira e fomos curtir o visual do por do sol da cidade, que é uma atração com direito a roda de violão e muitos aplausos qdo o sol se vai. Agora nos resta jantar e curtir um pouco das lojinhas da cidade, aproveitamos pra descansar um pouco cedo pois queremos conhecer algumas cachoeiras amanha.


       Domingão, dia de voltar, mas não antes de conhecer algumas cachoeiras e curtir um pouquinho mais de Off road, rumamos então para a cachoeira veu de noiva distante aproximadamente uns 10km da cidade por via de terra, após curtir o visual da cachoeira voltamos para a cidade, juntamos nossas tralha e rumamos de volta para São Paulo.
       No total rodamos aproximadamente 800km, bem tranquilos sem pressa e conhecemos um pouquinho mais desse nosso maravilhoso Brasil que a cada dia nos surpreende mais.