quinta-feira, 25 de março de 2010

25 DIAS E 10240KM DEPOIS... CHEGAMOS... CASTRO/SÃO PAULO


Apos uma bela noite de sono, acordei bem cedo, a chuva ja tinha ido, parti em direção a São Paulo, faltavam aproximadamente 450km, pista boa, tempo bom, aproveitei para andar bastante, fiz apenas 2 paradas para abastecimento e por volta das 14 horas cheguei em São Paulo, porem não estava finalizado, pois nuvens mto carregadas e raios davam o tom do horizonte, acelerei pra tentar chegar antes da chuva, não deu, continuei na chuva mesmo pois ja estava chegando, mas não deu, mtos raios e trovões me fizeram encostar em um posto de combustivel para esperar passar um pouco...... Uma hora e meia depois a chuva deu uma diminuiada e pude chegar em casa, feliz da vida por ter concluido o Projeto...
25 dias e 10240km depois, aqui estamos nos de volta e pra não perder o custume vamos pro Bar do Almeida encontrar os amigos e tomar uma boa cerveja gelada...
Obrigado a todos que acompanharam e apoiaram... Até a proxima....

BARRACÃO - CASTRO/PR

Acordei um pouco tarde, pois o dia anterior foi mto cansativo, tomei um belo cafe da manha, matando as saudades do Brasil, em termos de cafe da manha de hotel não existe por ai nada como o Brasil.
Agora com a barriga cheia fui verificar o estado da moto, pois no dia anterior quase não havia chegado no hotel com a relação estralando, o pinhão ja esta bem gasto, a corrente totalmente solta, pensei em substituir a relação pela reserva que eu tinha na mala, mas teimoso resolvi continuar assim mesmo... passei no posto enchi o tanque, regulei a corrente e passei bastante oleo para tentar diminuir o desgaste da relação... No caminho para Pato Branco, ainda pensando em substituir a relação fui analizando o comportamento da moto, ela estava se comportando bem, então tive certeza de que ia chegar com a mesma relação, porem o pneu ainda me preocupava, pois estava com mtos remendos e eu não estava querendo passar o aperto que passei no dia anterior mais uma vez, cheguei a cidade de Marmeleiro, passei do trevo mas minha conciencia me vez voltar e fui atraz de uma borracharia onde substitui a camera cheia de furos por uma nova, agora tranquilo com relação a moto era só acelerar, porem poucos quilometros a frente começou a chover, aquelas chuvinhas finas que molham bastante e não param, me acompanhou por mtos quilometros, junto com um sono terrivel que insistia em me pegar... apos mta chuva e mto café cheguei a cidade de Ponta Grossa...
A chuva havia dado uma tregua, era umas 18 horas e faltavam aproximadamente 450km para São Paulo, com saudades de casa resolvi que iria tentar chegar hoje mesmo em São Paulo, porem qdo estava chegando a cidade de Castro mtas nuvens negras surgiram no horizonte, indicando que teria chuva no caminho, chuva a noite, ja vi esse filme, então resolvi pernoitar na cidade de Castro e continuar amanha, logo que entrei no hotel começou um temporal e agradeci por ter tomado essa decisão... agora vou esperar diminuir a chuva pra comer algo e tomar uma gelada pra relaxar, pois amanha tem mais....

terça-feira, 23 de março de 2010

RESISTENCIA (AR) - BARRACÃO (BR)


Acordamos e chovia mto... choveu a noite toda, levantamos e apos o cafe do hotel fomos cambiar os ultimos dolares que nos restavam, cansados de passar apertos por falta de moeda local nos ultimos dias, fizemos uma boa reserva de pesos...hoje nos separaremos na estrada, pois o Rogerio vai pra São Borja e eu vou pra divisa com Barracão...



Apos perdermos um bom tempo arrumando as bagagens e vestindo a capa de chuva, partimos por volta das 10 da manha ja sem chuva, mas com o chão bastante molhado ainda...



Seguimos juntos athe um pouco antes de Posadas, qdo nos despedimos, o Rogerio estava a 150km da fronteria, eu teria que rodar mais aproximadamente 330km para chegar a barracão, onde fica a aduana e mais 100km athe Pato Branco, onde pretendia passar a noite...



Continuei acelerando forte, pois estava meio longe ainda, uma chuva me acompanhava no horizonte, indo na mesma direção que eu, porem mais a frente, chegava a pegar pista molhada mas a chuva não...



Cheguei a cidade de Eldorado ainda na Argentina por volta das 16 e 30, estava bem com o horario pois faltava por volta de 250km até Pato Branco, entaun fiz o primerio descando do dia... Partia agora pela RP17, uma estrada vicinal e meio deserta que me levaria finalmente para o Brasil, apos uns 30km pela ruta a moto começou a dançar a trazeira, não podia ser, mas qdo olhei eis que meu pneu trazeiro estava totalmente baixo, fiquei mto chateado, sem mtos recursos resolvi continuar com o pneu furado mesmo, pois no GPS marcava uma cidade 15km a frente, estava em uma velocidade boa 40, 50 por hora qdo o pneu soltou de vez do aro o que impossibilitava passar dos 10km/h, teria que fazer alguma coisa, segui mais um pouco e avistei uma casa na beira da estrada, encostei a moto e perguntei para o cara da casa se poderia retirar o pneu ali e deixar a moto para que eu fosse a cidade arrumar, o rapaz de prontdão aceitou e me ajudou a apoiar a moto em alguns pedaços de madeira para que eu sacasse a roda, fui pra beira da estrada com o pneu na mão, pedi mtas caronas e ninguem parava, a noite ja estava chegando, eu ja estava pensando no que iria fazer, pois se de dia não conseguia carona, a noite poderia esquecer, mas qdo os ultimos raios de sol ja iam deixando o horizonte eis que aparece um onibus, que imediatamente parou me levando a cidade...



Cheguei a borracharia, tdo escuro, chamei e apareceu um senhor, que por sorte resolveu arrumar meu pneu, apos tirar a camera, 2 furos, perguntei sobre uma nova, que ingenuidade, não tinha obvio...por sorte o senhor consegui remendar a camera, mas agora havia outro problema, ja era noite e teria que voltar a moto, perguntei sobre taxi e não existia na cidade, vi uma moto Biz, era do filho do borracheiro, disse que pagaria para que me levasse a moto, ofereci 30 pesos e mais um tanque cheio, o senhor aceitou na hora, mas ainda tinha um problema, ele estava meio alto, pois dizia que estava com frio e tomava uns goles pra esquentar, apos mto insistir ele deixou que eu fosse pilotando a Biz, seguimos pela ruta, muita neblina cobria a pista, ja estava preocupado, pois com aquela neblina não estava mais reconhecendo o lugar onde havia deixado a moto, mas apos alguns quilometros avistei a luz da casa e reconheci a curva e la estava ela me esperando, montamos o pneu e voltamos pra cidade, paguei o tiozinho e segui viagem...



Havia chovido bastante e a ruta ficava cheia de poças enormes e enxurradas atravessando a pista, apos pilotar com mto cuidado, presenciar uma carreta gigante capotada na beira da pista, cheguei a divisa com o Brasil por volta das 23 e 30 da noite, por sorte a aduana aki em barracão eh 24h, fiz os tramites e estava de volta... cheguei no hotel exausto, com a relação da moto estralando, sei la o que eh, amanha eu vejo... Agora eh comer um lanche e tomar uma boa Skol gelada pra relaxar...

segunda-feira, 22 de março de 2010

JUJUY A RESISTENCIA - TRAVESSIA DO CHACO

Acordamos bem cedo pois o trecho seria longo, 880km, atravessaremos novamente o Chaco argentino, que pra mim foi uma parte não mto legal da viagem, pois o Chaco eh uma imensa reta de aproximadamente 700km com uma paisagem totalmente sem graça, pastagens e plantações de soja imensas, logo no começo do dia começou a chover, uma chuva que nos acompanhou por quase o dia todo, aceleramos forte e o consumo das motos foi la em cima, nas paradas abasteciamos as motos e os galões para aumentarmos a autonomia...
A passagem pelo chaco eh tão interessante que não temos nenhuma foto...
Chegamos a cidade de Resistencia que tinha acabado de passar por um temporal, o qual eu avistava no horizonte na estrada e ficava imaginando se estava vindo em nossa direção, por sorte estava indo embora e escapamos, arrumamos desta vez um bom hotel para tirar o cansaso da travessia do Chaco, a noite voltou a chover na cidade entaun compramos frios e paes para jantar no hotel mesmo e soh pra nao perder o custume algumas long necks de quilmes...

domingo, 21 de março de 2010

SAN PEDRO DE ATACAMA - SAN SALVADOR DE JUJUY (AR)











Acordamos bem cedo, pois hoje começamos nosso regresso para o Brasil, partimos para a aduana Chilena que fica em san pedro mesmo, apos realizados os tramites fomos para a travessia da Cordilheira dos Andes, enfrentamos um frio terrivel e alcançamos 4800m de altitude, apos essa primeira etapa, o abastecimento seria feito na cidade de Susques ja na Argentina, porem qdo chegamos la os dois postos estavam sem gasolina e a proxima cidade com gasolina seria a 140km, viemos na manha economizando gasolina, um visual incrivel agora ja descendo a cordilheira, passamos por Purnamarca e logo em seguida chegamos a cidade de Vulcan, gasolina ja no osso do tanque...abastecemos e agora aceleramos forte em direção a Jujuy, chegamos a cidade e logo qdo entramos, percebi que era domingo, estavamos sem Pesos e as casas de cambios estavam fechadas, apos tentarmos trocar dolares em varios lugares, até na rodoviaria, o rapaz do hotel nos indicou um senhor de um hotel, "residencial Rio de Janeiro", partimos pra la com as motos e o Sr trocou dolares pra nos, ufa, agora podemos trocar o oleo das motos que ja estão bem gastos e comer algo... Depois de umas Quilmes, vamos dormir, pq amanha tem o Sr. Chaco...

sexta-feira, 19 de março de 2010

CALAMA - SAN PEDRO DE ATACAMA







Acoradamos pela manha, porque não viamos a hora de sair daquele bom hotel e deixar as baratas em paz, fizemos uma boa escolha pois o visual do deserto pela manha eh mto bonito... seguindo a estrada e vendo aquele deserto lisinho do lado não resisti e chamei o Rogerio para entrarmos com as motos na areia, tiramos umas fotos e seguimos para Atacama, como chegamos cedo pudemos escolher um bom hostal, com calma...
a tarde resolvemos tomar umas cervejas para comemorar, rodamos a cidade inteira, e todo lugar exige que vc coma algo para servir cerveja, como nao queriamos comer pois ja havimos almoçado continuavamos procurando sem sucesso, apos cansarmos de procurar, eis que na esquina do hostel uma botelharia, que eh um lugar que se vende garrafas do que vc quizer, inclusive cerveja gelada e barata, entaun pegavamos a cerveja e levavamos pro hotel, apos mtas escudos fomos curtir o visual do por do sol no valle de la luna...

IQUIQUE - MANO DEL DESIERTO - CALAMA





Hoje saimos com o intuito de rodar bastante de moto, pois nos ultimos dias andavamos mto preguicosos, entao partimos bem cedo em direcao a mao do deserto, uma famosa escultura perto da cidade de Antofogasta...
O caminho, uma maravilhosa estrada cheia de curvas que vai serpenteando de uma lado o Pacifico e do outra dunas gigantes...
apos passarmos por Antofogas e a mao do deserto, rumamos para Sao Pedro do Atacama, agora pela Ruta 5 que percorre o deserto, na parte da tarde uma vento lateral mto forte nos acompanhou, fazendo com que as motos andassem de lado no asfalto...
Rodamos por mais de 800km, mas ja estava caindo o sol e aki as noites sao mto frias, entaun decidimos pernoitar em Calama a 100km de Sao Pedro, uma otima escolha, a nao ser pelo lugar onde ficamos, uma verdadeira espelunca...
Finalizamos a noite como todas as outras, com uma merecida refeicao acompanhada de cerveja gelada, desta vez Cristal, cerveja mais ou menos....
Amanha pela manha estamos a caminho de Sao Pedro de Atacama, atingindo o ultimo Objetivo do Projeto....

ARICA - IQUIQUE



Partimos para Iquique logo pela manha, pois atingiria um dos meus objetivos nesse projeto, que era conhecer uma praia do Oceano Pacifico, entao rodamos pouco mais de 200km por dunas e dunas no deserto do Atacama athe a cidade de Iquique, um conhecido balneario dos chilenos, rodeado por belas dunas gigantes, de onde voam paragliders que enfeitam o ceu da cidade, fora isso nada de mais, uma cidade athe um pouco feia e mal cuidada de um modo geral, exceto pela avenida costanera a beira da praia que eh mto bonita e limpa, passamos a tarde passeando pelas praias e no final do dia contemplei um belo por do sol no pacifico, que realmente eh mto bonito...
A noite fomos comer um peixe e tomar algumas Escudos, mto boa cerveja tbem....
Amanha vamos por as motos pra rodar, pois elas estao pedindo estrada e nos tbem, entao vamos visitar a mao do deserto na cidade de Antofagasta e tentar chegar athe Sao Pedro do Atacama, aproximadamente 900km...

AREQUIPA - ARICA (CHILE)




Hoje partimos bem cedo rumo ao chile, o ultimo pais a ser visitado no passeio, agora ja estamos rodando somente por paisagens deserticas, um asfalto mto bom, e curvas maravilhosas para todos os gostos...
Ao chegar na cidade de Tacna, ultima cidade peruana encontramos uma rapaz de falcon com placa do brasil, era o Jefferson que estava subindo do chile sozinho em diração a Cuzco, apos trocarmos infromação ele segui seu rumo e nos o nosso rumo ao Chile
Esse trecho da viajem foi bem tranquilo, inclusive a passagem pela fronteira Peru/Chile, a mais organizada de todas que passamos athe agora, a unica dificuldade eh que tivemnos que tirar toda bagagem da moto para passar por um raio-X, mas tdo bem...
Entrando no Chile as coisas mudam um pouco, as rodovias sao de primeiro mundo, mto bem sinalizadas e impecaveis, porem os precos sao de primeiro mundo tbem, para nos que estavamos acostumados com bolivia e peru, que sao bem baratos, foi um choque...
Dormimos em um residenciale, mto simples e razoavelmente caro pelo padrao do local, comemos uma parrillada acompanhada de uma boa cerveja Escudo....

segunda-feira, 15 de março de 2010

CANION DEL COLCA - AREQUIPA

Saimos conferme indicação do guia local, bem cedo para tentermos ver os condores, passamos pela estrada que leva ao mirante cruz do condor, 40km de terra e um visual deslumbrante, porem ao chegarmos la nao vimos nenhum condor, mas o visual era incrivel, o que compensou a estrada, na volta senti um pouco os efeitos da altitude e tive uma dor de cabeça terrivel, mas apos um delicioso mate de coca ja fiquei novo em folha...
Voltamos toda a estrada e pegamos o caminho para arequipa, ai o visual mudou totalmente, pois entramos em um deserto, com mtas curvas e asfalto liso, nos deslumbramos e chegamos a Arequipa que eh cuidada por um vulcão por volta das 3 da tarde...
Apos algumas cervejas arequipenhas vamos descansar pois amanha entraremos no Chile...

Fotos:

http://picasaweb.google.com.br/motociclismodeaventura/CuzcoCanionDelColcaArequipa?authkey=Gv1sRgCJCe_7aX85X_xQE&feat=directlink

CUZCO - CHIVAY - CANION DEL COLCA

Partimos pela manha da cidade de cuzco, o tempo não estava mto bom, apos alguns quilometros começou a chover, paramos para por capa, mas athe nos vestirmos a chuva ja parou, como o asfalto estava molhado continuamos com as capas...
O dia estava estava mei chato e sonolento, pois estavamos voltando pela mesma estrada que haviamos chegado, sem novidades.
Apos a cidade de Juliaca, entramos na estrada que leva a arequipa, então o cenario começou a mudar e um asfalto liso e cheio de curvas delisiosas nos brindou, trocando a chatisse do começo do dia, por uma divertida estrada athe a entrada para chivay...
A estrada para o Canion del Colca (Chivay) esta sendo asfaltada, portanto um trecho do começo ainda eh de terra, aproximadamente 20 km, apos esse pedaço chegamos a uma estrada nova em folha que nos levou apos mtas curvas a uma altitude de 4850m, e em seguida descemos para dentro do canion, onde fica a cidade de chivay, que eh o portal para as atrações do canion...
Comemos uma pizza de metro acompanhada de uma boa cusquenha em um pub irlandes e nos preparamos para o dia seguinte visitar o canion e quem sabe ter a sorte de ver alguns condores...

sábado, 13 de março de 2010

PUNO - CUZCO

Hoje partimos de Puno em direção a Cuzco, 535km, estrada tranquila, porem mto fria, com varios picos nevados ao redor, mto bonito, desviamos de algumas chuvas geladas, e chegamos a cuzco por volta das 14 horas local, depois de entrar em dois hoteis e desistirmos de ficar, acabamos no mais caro, mas nem por isso o melhor...
Cusco é uma cidade mto bonita, com mtas praças e igrejas, porem aqui as coisas são um pouco caras...
Apos 4600km aproximadamente, cumprimos a primeira etapa da viagem e celebramos com um otimo bife de alpaca e um delicioso vinho chileno...
ficaremos por aki mais um dia, e depois partiremos para o canion del colca, pois nazca sera retirado do roteiro devido ao alto valor do sobrevoo das linhas, por volta de US$100...

Fotos:
http://picasaweb.google.com.br/motociclismodeaventura/PunoCuzco?authkey=Gv1sRgCNnT_d-DoPW9eg&feat=directlink

LA PAZ - PUNO - TICHICACA

Como o roterio atrasou um pouco partimos para a fronteira de Desaguadero, ao inves de copacabana, pois queriamos chegar a Puno a tempo de pegar a ultima barca para visitar o lago Tichicaca, porem a fronteira nao eh das mais tranquilas, pois por ali não passam muitos turistas ou aventureiros, apos mta tensão com os policias peruanos depois de 2 horas e meia de papeis, carimbos e enrolação enfim adentramos o Peru, que por sorte eh duas horas a menos de fuso horario, aceleremos pelas estradas "asfaltadas" do peru e chegamos a Puno a tempo de pegar a ultima barca que partia as 16 horas para as ilhas flutuantes de Uros...
Incrivel o passeio pelo tichicaca e pelas ilhas, o povo local eh mto simpatico e o guia era mto bom... apos conhecermos as ilhas, gastarmos com os artesanatos e tomar um bom mate de coca retornamos para Puno, uma cidade mto aconchegante, e com bons preços, finalizamos o dia com a tradicional pizza e deliciosa cervejas Cusquenhas, que pra mim athe agora esta sendo a melhor cerveja da viajem...

fotos:
http://picasaweb.google.com.br/motociclismodeaventura/LaPazPunoTichicaca?authkey=Gv1sRgCPyZxdji25ipjwE&feat=directlink

LA PAZ - COROICO - LA PAZ

Hoje chegou o dia de percorrer a tão esperada carretera de la muerte, que antigamente ligava La Paz a Coroico na Bolivia, hoje resta apenas um trecho de aproximadamente 35km, somente para turismo, pois existe uma estrada totalmente asfaltada ligando o trecho la paz coroico, partimos depois do cafe da manha no hotel libertador, depois de sair do caos de la paz fomos procurando a entrada para a estradas, porem todos as pessoas que pediamos informação soh nos indicavam o caminho de asfalto, neste trecho atingimos a maior altitude da viajem até agora, 4650m, seguimos procurando, achamos uma placa que parecia indicar a entrada da carretera, entramos, porem começou a ficar estranho qdo avistamos mtos caminhoes e onibus na estrada, inclusive dei de cara com um onibus na curva e quase fui atropelado, comendo mta terra, a estrada parecia mesmo ser a tal carretera, pois era mto perigosa e mto bela tbem, mas desconfiado perguntei a uns senhores que trabalhavam por ali e me informaram que estavamos no caminho errado, pois aquele caminho iria demorar mto para chegar a coroico, apos mais ou menos uma hora andando na carretera perdida tivemos que voltar tdo o caminho, athe o asfalto novamente, cansados de tanta informação desencontrada resolvemos seguir athe coroico e de la retornarmos pela carretera de la muerte, e foi a melhor escolha, pois subindo a caretera facilitamos o trabalho e aproveitamos um belissimo visual, tdo perfeito, athe qdo no ultimo quilometro da estrada, ao parar para tirar uma foto, o Rogerio percebeu um barulho estranho, e tal que o meu pneu trazeiro estava furado, tentamos todos os nossos recursos, spray reparador, meleca do hulk, porem nada adiantou, continuei com o pneu furado athe o asfalto e qdo desmontamos a roda para tentar trocar a camera que percebemos um pequeno prego de uns 8 cm, por fim nao conseguimos tirar o pneu da roda, pq nossa espatula era mto fraca, então precisamos de uma borracharia (llanteria), porem a mais proxima era em la paz a 60km de onde estavamos, comonão tinha outro jeito, o Rogerio partiu com a roda em sua moto para la paz, por mta sorte ele encontrou um caminhoneiro parado na estrada com 2 pneus furados, o Sr Nunes, que mto gentil ajudou a trocar a camera, adiantando mto o trabalho, pois ja estava anoitecendo e nessa altitude, aproximadamente 4000m, a noite esfria demais, montamos a roda e voltamos para la paz com um frio terrivel a noite, o que nos impediu de seguir o roteiro que era chegar a copacabana, entaun voltamos para o caos de La Paz e o hotel libertador...

Fotos:
http://picasaweb.google.com.br/motociclismodeaventura/LaPazECarreteraDeLaMuerte?authkey=Gv1sRgCOaXldf75uSM5QE&feat=directlink
km rodados: 217km

terça-feira, 9 de março de 2010

Potosi - La Paz





Partimos por volta das 8 da manha de Potossi com destino a La Paz, a estrada eh mto boa, de manha pegamos mto frio e mtas curvas, e chegamos a 4300m de altitude, um visual incrivel, porem qdo chegamos a challapata para abastecer, passamos por um posto e estava fechado, por outro, fechado tbem, athe q chegamos no ultimo posto da cidade e eis que la estava uma placa bem grande que dizia "nao tem gasolina", perguntei para o frentista se nao teria outro posto, ele disse que nao, mas disse vou salvar vcs, e entaun ligou a bomba e encheu nossos tanques... ufa..
Depois passamos por Oruro, uma cidade bem desenvolvida e tocamos para La Paz em uma puxada de 228km sem parar, chegamos a La Paz por volta das 4 e meia da tarde, mas ai comecaria a viajem do dia, a cidde eh um caos total, soh para conseguir chegar no centro foi bem dificil, no primeiro hotem que paramos, o Copacabana, a mulher pediu 50 dolares, um absurdo para padroes bolivianos, resolvemos encostar as motos para procurar a peh, entaun o Rogerio ficou cuidando das motos e la fui eu todo fantasiado em baixo do sol procurar hotel, depois de mtas subidas, achamos um hotel +/-...
Jantamos no Burger King, pra lembrar um pouco de casa... Agora vamos tomar uma pra nao perder o costume e depois cama, pois amanha cedo vamos pra Coroico, a estrada mais perigosa do mundo...

km rodados 535km

segunda-feira, 8 de março de 2010

Uyuni - Potosi - Bolivia





Hoje acordamos por voltas das 7 da manha e partimos com direção a Potossi/BO, seriam aproximadamente 200km de terra, e foi, bem cansativo, mtas obras na pista e o pneu d minha moto que eh de asfalto ficava mto dificil de conduzir naquele terreno, por sorte os ultimos 40km estavam asfaltados, uma estrada mto dificil, mas mto linda, um tipo de terreno meio desertico, qdo pegava mta areia não conseguia andar direito, em uma parte da estrada estavam despejando pedras enormes para colocar o asfalto por cima, a moto ia derrapando afundando nas pedras, e derrepende no retorvisor um caminhão vindo a toda e businando pra eu sair da frente, joguei para a lateral da pista e a moto ficou atolada nas pedras e no monte de terra que estava ali... fora isso foi tdo tranquilo
chegamos a Potossi, uma cidade boliviana mto agitada e com transito caotico, achamos um bom hostal e comemos um spagheti com cerveja pra variar um pouco o cardapio....
Amanha estamos partindo pra La Paz, serão mais 535km, agora soh asfalto, chega de terra por uns dias... Apos mais de 500km de terra estamos meio avesso a esse tipo de terreno...

Mais fotos:
http://picasaweb.google.com.br/motociclismodeaventura/UyuniPotosi?authkey=Gv1sRgCKyql4qujrTh2AE&feat=directlink

km rodados: 207km

domingo, 7 de março de 2010

SALAR DO UYUNI

Hoje fomos visitar o salar do uyuni, como estavamos meio querendo distancias das motos apos o dia de ontem, resolvemos contratar um passeio... Foi a melhor escolha, pois o salar realmente tem mto sal e com certeza seria um problema paras as motos...
Pela manha fomos ao cemiterio de trens, nada de mais, um monte de trem enferrujado, apos partimos para o povoado de colchani, de aproximadamente 300 habitantes e vive a base da retirada de sal do salar e da venda de artesanatos...
Apos umas comprinhas e mtas fotos entramos no salar, nesta epoca do ano fica coberto por uma camada de agua, mtos trabalhadores retirando sal, uma pena, pois uma tonelada de sal eh vendida por eles por 6 bolivianos, aproximadamente R$1.50...
Andamos por uns 20 minutos de jeep pelo salar e chegamos ao hotel de sal, todo feito de sal, cadeiras, mesas, tdo... ficamos por la tirando fotos a admirando a imensidao do lugar, olhamos para mto longe eh soh vemos sal...
O passeio incluia um almoco que comemos meio receosos apos passearmos pelo mercado municipal hoje de manha, pois as carnes ficam todas expostas no balcao sem nenhuma refrigeracao e com mtas moscas ao redor...
Ainda passamos na volta por um museo com umas mumias do ano 1200 aproximadamente, mto conservadas e uma pena estarem ali abandonadas...
Mto bom o dia de passeio e descanso, agora eh descansar pra amanha pois teremos mais aproximadamente 200km de terra athe Potosi...

LA QUIACA ' UYUNI

hOJE PARTIMOS DE LA QUIACA COM DESTINO A UYUNI, na bolivia, no dia anterior perguntamos que horario se abria a fronteira e disseram que era as 7 da manha, entao nos programamos para chegar as 7 na fronteira, um verdadeiro caos, qdo entregamos os papeis da moto o guarda argentino nos informou que precisariamos de um seguro boliviano, e a seguradora soh abriria as 9 da manha, estavamos enrolados, entaun resolvemos voltar ao hotel para perguntar pro dono se ele nao nos ajudava, pois por uma sorte ele indicou a seguradora do lado do hotel, a uma quadra e disse que podiamos bater a porta que seriamos atendidos.
Com o seguro em maos voltamos a fronteria e umas 9 e meia da manha conseguimos adentrar a bolivia com direcao a uyuni, teriamos aproximadamente 300km de terra para percorrer, mots e galoes abastecidos partimos na terra, logo no primeiro buraco la se vai uma parte da minha carga para o chao, ali descobrimos que a viagem nao seria tao facil e que uma grande aventura estaria por vir, continuamos acelerando na terra, chegando a Tupiza por volta de 13 horas... faltavam ainda 200km, entaun partimos pela terra, agora a parte mais dificil, mtos terrenos se alternavam, terra batida, pedra, areia, animais aos montes na pista, como lhamas, burros, vacas entre outros...
Uma estrada mto dificil, porem belissima, com mtas curvas e subidas, chegamos a 4200m de altitude, algumas horas depois, pegamos uma chuva de granizo leve, nesta hora sem prestar mta atencao na estrada entrei em uma banco de areia fofa e fui a chao, por sorte estava devagar, porem nao conseguia levantar a moto, chamei o rogerio pelo radio e ele voltou para me ajudar...
Apos mais mtas horas de estrada chegamos a uyuni por volta das 18 e 30, mto cansados, mas felizes por ter conquistado o trecho, na minha opiniao o mais dificil que ja fiz na vida...
Apos esse trecho dificil nada melhor que uma cerveja, porem a cerveja aki era horrivel, pedimos um Potossina, horrivel, resolvemos pedir outra, uma Huari, parecia que estava tomando Sabao...
Amanha iremos visitar o Salar do Uyuni...

Fotos:
http://picasaweb.google.com.br/motociclismodeaventura/LaQuiacaUyuni?authkey=Gv1sRgCIvZvY_Tm6PE-AE&feat=directlink

sexta-feira, 5 de março de 2010

DIA 5 - SALTA - LA QUIACA/AR

Partimos por volta das 8 da manha com direção a La quiaca na divisa com a Bolivia, logo no começo do dia um pouco e chuva e mtas curvas na estrada que liga Salta a Jujuy, uma estrada asfalta, porem mto estreita onde as vezes so tem espaço para um carro, beirando a abismos em curvas que da pra ver a trazeira da moto, apos 60 km athe jujuy rumamos para la quiaca, agora com um sol intenso e um clima desertico, no caminho passamos por purnamarca, uma pequena cidade na quebrada de humuanaca, porem lotada de turistas, apos um passeio a peh pela cidade e mtas fotos, continuamos o caminho subindo, chegando a 3680 metros de altitude, mto bela estrada da vontade de ficar parando a toda hora pra tirar fotos...
Depois de um belo dia de estrada chegamos a La quiaca, gurdamos as motos no hostel e fomos conhecer a fronteira. Ficamos impressonados no começo, pois eh realmente meio assustador, um clima seco e mtas pessoas para todos os lados...
A noite saimos para jantar e por sorte achamos uma otima pizzaria com forno a lenha e musica brasileira...
Agora é descansar para amanha pois serão mtos quilometros de estradas horriveis athe o salar do uyuni...

km rodados: 383km

To tentando por foto mas ta dificil, interlenta eh phoda...

DIA 4 - SALTA/AR

Hoje tiramos o dia para descansar e conhecer a cidade de Salta. Aproveitamos para revisar as motos...
Salta é uma cidade mto bonita e com mtos turistas, mochileiros...
Fizemos cambio de moeda e fomos fazer passeios turisticos, resolvemos comer uma parrilla, eu não gostei mto pq eh uma comida forte, com direito a bife de cabrito e churisso ou morcela, alem de rim de cabrito, que obviamente ficou no prato, apos essa aventura gastronomica fomos ao topo do morro de salta onde se tem um teleferico, chegando a 1468m de altitude e de onde se tem uma vista privilegiada da cidade.
A noite fomos tomar umas cervejas Saltas, e apos comer lanches da cidade, o conhecido pancho ou cachorro quente para nos...

quinta-feira, 4 de março de 2010

DIA 3 - POSADAS - SALTA











Hoje tiramos o dia para adiantar um pouco a viagem e aproveitar melhor o passeio, partimos por volta das 8 da manha de Posadas/AR, com destino a Monte Quemado/AR, atravessando o Chaco Argentino, qdo chegamos em Pres Saens Peña, armou-se uma tempestade com mtos raios e mto vento, então resolvemos parar e esperar, faltavam ainda uns 250km para monte Quemado, apos a chuva por volta das 4 da tarde partimos novamente, passando por Pampa Del Infierno...




Qdo chegamos a Monte Quemado, percebemos que a cidade não tinha mta estrutura, e como o sol estava alto e quente, propus ao rogerio que fossemos athe salta, mais 350km, seguimos athe Salta, porem caiu a noite e começou a chover novamente e esfriar.




Apos mais de 16 horas de estrada chegamos a Salta, por volta da meia-noite...




Um dia bem cansativo, mas gratificante pois a cidade de Salta é mto bonita, passaremos o dia aqui para descansar e conhecer melhor a cidade...




As motos estão boas, porem com alto consumo devido as infinitas retas que instigam a girar o acelerador...
mais fotos
Km Rodados: 1150km







terça-feira, 2 de março de 2010

DIA 2 - FOZ DO IGUAÇU A POSADAS/AR




Apos aproveitar uma noite quente com os irmãos BR's, aproveitei para acordar um pouco mais tarde, apos o café da manha parti em direção a fronteira, tdo tranquilo, resolvido rapidamente em poucos tempo estava na ruta 12 rodando em direção a posadas, uma estrada bem conservada e com pouco movimento, chegando por volta das 4 da tarde, um pouco depois encontrei o Rogerio e apos entrarmos no hotel , fomos comer algo e tomar umas quilmes...



amanha estamos de partida para monte quemado, aproximadamente 700km de retas interminaveis

As 2 X preparadas para a estrada




Entrando na Argentina

Km Rodados: 326km

segunda-feira, 1 de março de 2010

DIA 1 - PIRAJU/SP - FOZ DO IGUAÇU/PR

Sai as 6 e 30 da manha com direção a Cascavel/PR, porem como o dia estava bom continuei athe Foz do Iguaçu/PR, o problema aki são os preços dos Hoteis, rodei bastante e soh achei um por R$50,00, mto bom hotel, mas mto caro...
Um absurdo são esses pedagios das rodovias aki do parana, foram 9 pedagios, totalizando R$37,00, um verdadeiro assalto a mão desarmada, e as estradas nem são boas, faltam mtas pistas duplas, principalmente nas subidas onde se perde mto tempo atras de caminhões lentos.
No mais foi tdo tranquilo, a moto se comportou bem, e o acelerador cramp buster esta ajudando bastante.
Ao entardecer recebi uma ligação do Bareta do Brazil Rider's, que mto atencioso e gentil me levou athe a cidade de Puerto Iguazu/AR, para que pudesse fazer a carta verde, em seguida fomos jantar com mais dois irmãos BR's de Curitiba, que tbem estavam hospedados aki em Foz, apos alguns chopps e mtas conversas fui tirar um merecido descanso.
Amanha de manha esterei partindo para Posadas/AR para encontrar o Rogerio, serão mais 320km...

Abraço a todos...

Km rodados: 723km